Como vencer a ansiedade: 3 dicas

A ansiedade tem tirado o sono de muita gente. Ficamos ansiosos porque sonhamos com um futuro melhor, porque queremos passar em um concurso público, porque queremos ter filhos, etc.

Costumamos ficar ansiosos porque acreditamos que a solução dos nossos problemas está em nossas mãos, ainda que isso seja feito inconsciente. Antes de te dar dicas de como vencer a ansiedade, vamos entender o conceito desse mal, tão presente na sociedade pós-moderna.

A ansiedade é uma vontade que está acima do normal. É a vontade exagerada de conhecer logo algo, de agir sobre alguma coisa imediatamente. O fato de desconhecermos o processo, acaba nos angustiando, na maioria das vezes.

Isso acontece porque somos finitos e limitados. Por isso, precisamos depositar esse sentimento em Deus para experimentarmos a sua doce paz. Veja algumas dicas para nos livrarmos desse incômodo.

como-vencer-a-ansiedade

 

  • Lance verdadeiramente a sua ansiedade em Deus

 

“lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5.7). Lançar é atirar com força, deixar algo totalmente entregue a alguém, com toda a confiança. Imagine você lançando uma pedra, por exemplo. Você joga a pedra e pronto, não faz mais nada.

Lançar a nossa ansiedade sobre Deus é confiar que ele está controlando toda a nossa vida, em todas as áreas. E sabe porque isso? O final do versículo em destaque responde: “porque ele cuida de nós”. Deus tem cuidado de todas as nossas preocupações, de toda a nossa vida em todo o tempo.

 

  • Na hora da ansiedade, entregue-se à oração

 

Essa é a minha dica número 2.  “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica […] (Filipenses 4.6). Muitas vezes deixamos esse ensinamento por último. Em vez de pararmos para orar, vamos murmurar ou nos lamentar com colegas e amigos.

A crueldade e hostilidade pagã da época estava levando muita ansiedade para os cristãos. Porém, Paulo disse que a única forma de vencer isso era se humilhando, orando a Deus. Paulo dá uma ordem e não simplesmente uma opção.

 

  • Livre-se da ansiedade lembrando o que Deus já fez por você

 

“antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças” (Filipenses 4.6). O pedido de ações de graças de Paulo significa exatamente isso. Paulo nos ensina a lembrarmos dos momentos difíceis pelo qual passamos e percebermos como Deus nos abençoou e nos livrou.

Não é por acaso que a Bíblia nos ensina a “trazer à memória” aquilo que nos pode dar esperança. (Lamentações 3.21). Vamos sempre nos lembrar disso porque a ansiedade é incompatível com a confiança em Deus e, com certeza, Deus não se agrada disso.

Concluo essa 3 dicas dizendo que todos nós temos preocupações, sejam no trabalho, na família, nos estudos, na igreja. Porém, no momento em que a ansiedade começa a bater em nossa porta, precisamos nos lembrar de todas as dicas citadas. Vamos seguir esses conselhos e permitir que a paz de Deus guarde o nosso coração de toda ansiedade.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *