A mensagem de Éfeso para a igreja dos nossos dias

mãosA partir do segundo capítulo de apocalipse percebemos Jesus inspecionando as suas igrejas na terra. Nesse momento, Ele pede para João escrever sete cartas, cada uma direcionada para as igrejas que estão na Ásia. O conteúdo expressa a realidade e a necessidade daquelas igrejas: ou uma palavra de louvor ou de acusação e uma promessa final àquelas que perseverarem.

A primeira carta é endereçada a igreja de Éfeso. Jesus elogiou algumas virtudes na vida daqueles irmãos, como a perseverança diante do sofrimento, a paciência, o zelo e discernimento com o Evangelho. No entanto, algo estava faltando e por isso Jesus faz uma advertência: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”(Ap 2.4).

Certamente, aquela grande chama que a igreja de Éfeso tinha por Cristo logo quando se converteu, tinha se apagado. O amor, a paixão pelo Evangelho já não faz mais parte da vida daqueles irmãos. Provavelmente, os interesses presentes naquele grande centro comercial se tornaram prioridade na vida dos irmãos.

Apesar disso, Jesus dá uma instrução e uma nova chance: “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;” (Ap 2.5). É salutar considerar que aqueles ensinamentos são também para os nossos dias, pois aponta as marcas da igreja ideal sonhada e desejada por Jesus.

Em que temos caído? Na falta de leitura bíblica, no desleixo com a oração, na falta de comprometimento com o Evangelho, no amor ao irmão? “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te,”e pratique as boas obras que praticava no início da fé.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *